No livro
"Amor, Imbatível Amor", Joanna de Ângelis apresenta no capítulo "Doenças da
Alma" o tema transtorno do humor, por ela denominado mau humor.
Infere-se que se
trata do humor patológico ou seja do transtorno do humor ou perturbação do humor.
A Mentora de Divaldo P. Franco descreve
o humor depressivo e o bipolar. Então vejamos como nos expõe o tema:
"O mau
humor, que resulta de distúrbios emocionais profundos ou superficiais, se
instala de forma subtil e passa a constituir uma expressão constante no
comportamento do indivíduo. Pode apresentar-se com carácter transitório ou
tornar-se crónico, convertendo-se em verdadeira doença, que exige tratamento
continuado e de longo prazo. (...)
Caracteriza-se
o mau humor pela apatia que o indivíduo sente em relação às ocorrências do
dia-a-dia, à dificuldade para divertir-se, aos impedimentos psicológicos de
atingir metas superiores, de bem desempenhar a função sexual, negando-se à mesma
ou atirando-se desordenadamente na busca de satisfações além do limite, mediante
mecanismo de fuga em torno da própria problemática Torna-se dessa forma, pessoa
solitária, egoísta, amarga. (...)
O oposto, o
excesso de humor, também expressa disfunção orgânica, revelando-se em traços da
personalidade em forma exagerada de optimismo que não tem qualquer justificação
de conduta normal, já que se torna uma euforia, responsável pela alteração do
sendo da realidade. Perde-se, nesse estado, o contorno do que é real e passa-se
ao exagero, tornando-se irresponsável em relação aos próprios actos, já que tudo
entendo como de fácil manejo e definição. Em tal situação, quando irrompe a
doença, há uma excitação que conduz o paciente às compras, à agitação, à
insónia, com dificuldades de concentração. (...)
A
consciência de culpa ínsita no Espírito, impõe-lhe uma conduta mal-humorada,
produzindo organicamente fenómenos exteriores, que podem ser diluídos mediante
uma alteração na conduta do enfermo, que se deve esforçar, certamente com muito
sacrifício, a fim de recuperar-se dos equívocos, encetando novos compromissos
edificantes, mediante os quais diminuirá a dívida moral, autolibertando-se do
fardo esmagador."



Sem comentários:
Enviar um comentário