domingo, 28 de abril de 2013

Ser Tanquilo



Envolto pelo  calor do radioso Astro Solar,
Ao sabor da brisa
Sem temor
sem dor,
Na imensa tranquilidade das claras águas marinhas
da minha praia
Eu caminho
 
Calcando areia, aquecem-me os pés
Se refregam e cansam os músculos
Que me sustêm o meu Ser
E, docemente à borda d'água, a espuma da onda
Entro para me refrescar (ai! ;))
Estou como sou 
Aqui à beira  mar,
Esei que posso  amar–me e swentir o amor
da Natureza.

Integrando o Todo,
do qual apenas a mínima parte
Eu Sou
De água esal banhado
Meu coração se abre,
Sabioreio a maresia calmante
enquanto se sente uma brisa refrescante
E, sob uma luz solar refulgente 
Me animoa a tranquilamente continuar....
 
MCosta – 28/04/2013

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Às vezes...



Às vezes as pessoas que amamos nos magoam, e nada podemos fazer senão continuar nossa jornada com nosso coração machucado.

Às vezes nos falta esperança, mas nem sempre alguém aparece para nos confortar.

Às vezes o amor nos machuca profundamente, e vamos nos recuperando muito lentamente dessa ferida tão dolorosa.

Às vezes perdemos nossa fé, então descobrimos que precisamos acreditar, tanto quanto precisamos respirar, é nossa razão de existir…

Às vezes estamos sem rumo, mas alguém entra em nossa vida, e se torna o nosso destino.

Às vezes estamos no meio de centenas de pessoas, e a solidão aperta nosso coração pela falta de uma única pessoa.

Às vezes a dor nos faz chorar, nos faz sofrer, nos faz querer parar de viver, até que algo toque nosso coração, algo simples como a beleza de um por do sol, a magnitude de uma noite estrelada, a simplicidade de uma brisa batendo em nosso rosto, é a força da natureza nos chamando para a vida.

Você descobre que as pessoas que pareciam ser sinceras e receberam sua confiança, te traíram sem qualquer piedade.

Você entende que o que para você era amizade, para outros era apenas conveniência, oportunismo.

Você descobre que algumas pessoas nunca disseram eu te amo, e por isso nunca fizeram amor, apenas transaram, descobre também que outras disseram eu te amo uma única vez e agora temem dizer novamente, e com razão, mas se o seu sentimento for sincero poderá ajudá-las a reconstruir um coração quebrado.

Assim ao conhecer alguém, preste atenção no caminho que essa pessoa percorreu, são fatores importantes:
a) a relação com a família,
b) as condições econômicas nas quais se desenvolveu (dificuldades extremas ou facilidades excessivas formam um caráter),
c) os relacionamentos anteriores e as razões do rompimento,
d) seus sonhos, ideais e objetivos.

Não deixe de acreditar no amor, mas certifique-se de estar entregando seu coração para alguém que dê valor aos mesmos sentimentos que você dá; manifeste suas idéias e planos, para saber se vocês combinam, esteja aberto a algumas alterações, mas jamais abra mão de tudo, pois se essa pessoa te deixar, então nada irá lhe restar.

Aproveite ao máximo seus momentos de felicidade, quando menos esperamos iniciam-se períodos difíceis em nossas vidas.

Tenha sempre em mente que às vezes tentar salvar um relacionamento, manter um grande amor, pode ter um preço muito alto se esse sentimento não for recíproco, pois em algum outro momento essa pessoa irá te deixar e seu sofrimento será ainda mais intenso, do que teria sido no passado.

Pode ser difícil fazer algumas escolhas, mas muitas vezes isso é necessário, existe uma diferença muito grande entre conhecer o caminho e percorrê-lo.

Não procure querer conhecer seu futuro antes da hora, nem exagere em seu sofrimento, esperar é dar uma chance à vida para que ela coloque a pessoa certa em seu caminho.

A tristeza pode ser intensa, mas jamais será eterna.

A felicidade pode demorar a chegar, mas o importante é que ela venha para ficar e não esteja apenas de passagem, como acontece com muitas pessoas que cruzam nosso caminho.

Luis Fernando Veríssimo

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Manter a tranquilidade na ação


A tranquilidade da nossa Mente é um fator crucial nas nossas vidas. Ideias simples fazem toda a diferença se tem que dedicar-se a uma atividade em que tem que estar autocentrado e focado no assunto que tiver em mãos. Seguem algumas dicas inspiradas no treino do chi kung.

Comece sempre uma tarefa com tempo e defina logo no início durante quanto tempo vai estar ocupado com ela até a sua concretização final, seja esta, por exemplo a comunicação de um produto no mercado ou a apresentação da sua tese de mestrado.
Ajuste e alinhe-se com o tempo, vai necessitar de adaptar ao tempo que tem disponível as suas ações e tarefas. Ser modesto e parcimonioso é a atitude mais inteligente a ter em mente. Se hoje não concluiu, tem sempre amanhã para dar continuidade á tarefa. 
Ao aperceber-se que talvez possa vir ser um contra-relógio poderá criar uma certa ansiedade e agitação mental, um certo stress. Ficar ansioso ou desistir, nunca... tudo tem um tempo de maturação.

Um elefante dificilmente cabe numa caixa de fósforos ou um camelo passa pelo buraco de uma agulha. Se no seu caso irá passa muito tempo sentado é importante ter em conta que poderá começar pelo exercício físico do relaxamento e preparar-se com uma respiração controlada e ou usando posturas da árvore, alongamentos, meditações, auto-massagem e uma série de movimentos para a dor nas costas...
Se o tempo que disponibiliza para a sua tarefa for, por exemplo, de uma hora será muito difícil usar todas estas técnicas e ainda todas as atividades de pesquisa, cálculo, escrita... que tiver de efetuar
Dividir o essencial do que tem a realizar pela semana toda numa planificação previamente definida será uma ótima hipótese. Organizar e Planear fazem parte duma boa gestão de tempo e espaço...  estão na base de atingir com sucesso os seus anseios e desejos.
Tornar as coisas simples integrando as atividades umas nas outras e desembaraçando-se delas, uma de cada vez.

A alimentação como combustível. Evite comer muito antes duma atividade que requeira o uso das funções superiores do cérebro, como sejam a capacidade de decidir e efetuar raciocínios rápidos. Especialmente as proteínas pesadas, os picantes levam a agitação e logo a perda da tranquilidade e os alimentos ácidos ou secos que diminuem flexibilidade. talvez seja bom confiar mais nas proteínas vegetais e nos hidratos de carbono complexos quando precisa de mais tempo de trabalho e naturalmente de resistência.
Os hidratos de carbono complexos porque são mais ricos em complexo B são dos elementos mais estáveis e essenciais  para criar uma mente tranquila.
Se o exercício é de escritório, pode consumir chás e bebidas diuréticas que ajudam a manter o organismo desintoxicado  De qualquer modo, prestar atenção para controlar o tempo que se gasta com as idas à casa de banho causadas pela ingerência de líquidos. 

Desligue-se. Quando estiver concentrado para uma determinada atividade em que está autocentrado é recomendável desligar os telefones moveis, não ter programado para esse momento lembretes de que chegou uma mensagem ou que tem mais um e-mail ou que existe algo mais para fazer.
Retire e desligue-se de todos estes distratores,  no momento em que necessita de estar focado, todos eles são passíveis de lhe criar interrupções mentais  e o  afastar do que é essencial.

Acabe atempadamente. Não terminar em cima da hora e sair a correr de casa para o café ou mergulhar de imediato nas tarefas do dia a dia ou em outras tarefas não se recomenda. Uma pausa para mudar de ambiência mental e poder integrar-se numa nova situação.
Pelo menos cinco minutos de espaço em que tem tempo para se ambientar.
Uma boa hipótese será conforme o seu gosto, colocar um chá a fazer, tirar apontamentos, trocar de roupa, dar um toque na imagem facial... 
Enfim, cuide de si, tenha uma imagem agradável de si mesmo e sinta-se sempre com uma mente tranquila...  

Este Texto adaptado pelo blogger a partir do video "Zhan Zhuang Chi kung-A arte do Cultivo da Mente.