quinta-feira, 5 de setembro de 2013

A Inteligência Emocional nas Organizações e no Trabalho

A teoria da inteligência emocional é um verdadeiro mantra da liderança. A forma como lidamos com as nossas emoções, atitudes e relacionamentos é capaz de dizer mais precisamente como agimos diante das situações profissionais, e isso importa muito mais do que testes padronizados. 

Veja então o que diz Daniel Goleman numa entrevista exclusiva que deu à Revista Administradores.
RA: Você diria que é possível motivar ou desenvolver empatia a partir de uma motivação puramente interna, ou é necessária uma força externa?
DG: Na verdade, a melhor motivação para desenvolver força mental e inteligência emocional é interna; você tem que ter o desejo de melhorar. Por exemplo, a empatia social, sua habilidade de compreender o ponto de vista ou perspetiva de outra pessoa e assim sentir o que ela está sentindo. Você pode receber mensagens sutis do mundo externo dizendo que você não é tão bom nisso quanto precisa, mas então só depende de você decidir o quanto se importa e o quanto está disposto a fazer para melhorar nesse aspeto. 
Somente motivado você pode desenvolver intencionalmente a sua força mental e a inteligência emocional.
Como podemos desenvolver a nossa inteligência emocional?
Existem cinco passos. Primeiro você tem que se perguntar: "Isso é realmente importante para mim?". Você tem que estar motivado, tem que visualizar seus objetivos, analisar seus valores e aonde você quer chegar na vida e na carreira. Se você responder a essa primeira pergunta, parta para o segundo passo: uma análise de 360 graus, como o ESCI (sigla em inglês para Inventário de Competências Emocionais e Sociais), assim conseguindo uma avaliação honesta.
Quando nos avaliamos, nossa visão pode ser distorcida pelos nossos pontos cegos. Mas em 360º de ângulo de visão, uma pessoa recolhe confidencialmente e anonimamente as opiniões de pessoas que ela respeita, chegando a uma média. O terceiro passo é olhar para esses resultados e identificar as suas habilidades de inteligência emocional e autoconsciência: a maneira que a pessoa se administra, como empatiza com as outras pessoas, como a pessoa forma relações, sua persuasão, cooperação e capacidade de trabalho em equipa.


Onde quer que seja, identifique a área na qual você acredita que vale a pena o seu tempo e esforço para melhorar. Aí você estabelece um plano de mudança, um contrato consigo mesmo sobre um comportamento específico que você tentará mudar, como parar e ouvir atentamente o que está sendo dito, compreender completamente o que você está pensando antes de falar. Em um diálogo, isso melhora bastante a sua empatia. O quinto passo é tentar seguir este comportamento em todas as oportunidades que se apresentarem. Se você fizer isso durante três e seis meses, verá que as pessoas começarão a reagir e notará a sua melhora.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Bem-estar pessoal, enquanto a compreensão da felicidade e dos aspectos mais positivos da experiência humana são segundo Seligman e outros autores, uma das maiores preocupações da Psicologia deste século. Podemos pois falar de uma psicologia positiva, preocupada com aspectos positivos ao contrário de uma psicologia baseada nas questões mais patológicas do ser.
Bem-estar é um constructo composto por diversas dimensões como o tempo dedicado ao trabalho e assim temos um bem-estar pessoal a que se poderá chamar não apenas de bem-estar subjectivo, mas bem-estar profissional ou laboral.

O bem-estar subjectivo conceptualiza-se em 3 dimensões: o afecto positivo, o afecto negativo e a satisfação com a vida (Diener e outros, 1999)
Podemos falar de bem-estar psicológico em que segundo Waterman ou Riff se contabiliza o funcionamento positivo geral do indivíduo. Para que o seu bem-estar psicológico seja considerado elevado, o indivíduo apresenta altos índices de auto-aceitação, relação positiva com os outros, autonomia, controle do ambiente, propósito na vida e crescimento pessoal.

Podemos falar ainda de bem-estar no trabalho, e é sobretudo sobre isso que o nosso trabalho incidirá. Van Horn e outros baseados no modelo de Riff sobre bem-estar concluíram que o afecto (emoções e humores), exaustão emocional, satisfação no trabalho, comprometimento organizacional, autonomia, aspirações profissionais, competência profissional, a qualidade nas relações sociais na organização e a ausência de queixas psicossomáticas são elementos base do BET.


Bem-estar no trabalho tem a ver com a prevalência de emoções positivas no trabalho e a percepção que o indivíduo faz no seu trabalho de que expressa e desenvolve as suas potenciais capacidades e avança no sentido de almejar as suas metas de vida. Temos assim aspectos afectivos (emoções e humores) e aspectos cognitivos (percepção de expressividade e realização)

domingo, 28 de abril de 2013

Ser Tanquilo



Envolto pelo  calor do radioso Astro Solar,
Ao sabor da brisa
Sem temor
sem dor,
Na imensa tranquilidade das claras águas marinhas
da minha praia
Eu caminho
 
Calcando areia, aquecem-me os pés
Se refregam e cansam os músculos
Que me sustêm o meu Ser
E, docemente à borda d'água, a espuma da onda
Entro para me refrescar (ai! ;))
Estou como sou 
Aqui à beira  mar,
Esei que posso  amar–me e swentir o amor
da Natureza.

Integrando o Todo,
do qual apenas a mínima parte
Eu Sou
De água esal banhado
Meu coração se abre,
Sabioreio a maresia calmante
enquanto se sente uma brisa refrescante
E, sob uma luz solar refulgente 
Me animoa a tranquilamente continuar....
 
MCosta – 28/04/2013

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Às vezes...



Às vezes as pessoas que amamos nos magoam, e nada podemos fazer senão continuar nossa jornada com nosso coração machucado.

Às vezes nos falta esperança, mas nem sempre alguém aparece para nos confortar.

Às vezes o amor nos machuca profundamente, e vamos nos recuperando muito lentamente dessa ferida tão dolorosa.

Às vezes perdemos nossa fé, então descobrimos que precisamos acreditar, tanto quanto precisamos respirar, é nossa razão de existir…

Às vezes estamos sem rumo, mas alguém entra em nossa vida, e se torna o nosso destino.

Às vezes estamos no meio de centenas de pessoas, e a solidão aperta nosso coração pela falta de uma única pessoa.

Às vezes a dor nos faz chorar, nos faz sofrer, nos faz querer parar de viver, até que algo toque nosso coração, algo simples como a beleza de um por do sol, a magnitude de uma noite estrelada, a simplicidade de uma brisa batendo em nosso rosto, é a força da natureza nos chamando para a vida.

Você descobre que as pessoas que pareciam ser sinceras e receberam sua confiança, te traíram sem qualquer piedade.

Você entende que o que para você era amizade, para outros era apenas conveniência, oportunismo.

Você descobre que algumas pessoas nunca disseram eu te amo, e por isso nunca fizeram amor, apenas transaram, descobre também que outras disseram eu te amo uma única vez e agora temem dizer novamente, e com razão, mas se o seu sentimento for sincero poderá ajudá-las a reconstruir um coração quebrado.

Assim ao conhecer alguém, preste atenção no caminho que essa pessoa percorreu, são fatores importantes:
a) a relação com a família,
b) as condições econômicas nas quais se desenvolveu (dificuldades extremas ou facilidades excessivas formam um caráter),
c) os relacionamentos anteriores e as razões do rompimento,
d) seus sonhos, ideais e objetivos.

Não deixe de acreditar no amor, mas certifique-se de estar entregando seu coração para alguém que dê valor aos mesmos sentimentos que você dá; manifeste suas idéias e planos, para saber se vocês combinam, esteja aberto a algumas alterações, mas jamais abra mão de tudo, pois se essa pessoa te deixar, então nada irá lhe restar.

Aproveite ao máximo seus momentos de felicidade, quando menos esperamos iniciam-se períodos difíceis em nossas vidas.

Tenha sempre em mente que às vezes tentar salvar um relacionamento, manter um grande amor, pode ter um preço muito alto se esse sentimento não for recíproco, pois em algum outro momento essa pessoa irá te deixar e seu sofrimento será ainda mais intenso, do que teria sido no passado.

Pode ser difícil fazer algumas escolhas, mas muitas vezes isso é necessário, existe uma diferença muito grande entre conhecer o caminho e percorrê-lo.

Não procure querer conhecer seu futuro antes da hora, nem exagere em seu sofrimento, esperar é dar uma chance à vida para que ela coloque a pessoa certa em seu caminho.

A tristeza pode ser intensa, mas jamais será eterna.

A felicidade pode demorar a chegar, mas o importante é que ela venha para ficar e não esteja apenas de passagem, como acontece com muitas pessoas que cruzam nosso caminho.

Luis Fernando Veríssimo

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Manter a tranquilidade na ação


A tranquilidade da nossa Mente é um fator crucial nas nossas vidas. Ideias simples fazem toda a diferença se tem que dedicar-se a uma atividade em que tem que estar autocentrado e focado no assunto que tiver em mãos. Seguem algumas dicas inspiradas no treino do chi kung.

Comece sempre uma tarefa com tempo e defina logo no início durante quanto tempo vai estar ocupado com ela até a sua concretização final, seja esta, por exemplo a comunicação de um produto no mercado ou a apresentação da sua tese de mestrado.
Ajuste e alinhe-se com o tempo, vai necessitar de adaptar ao tempo que tem disponível as suas ações e tarefas. Ser modesto e parcimonioso é a atitude mais inteligente a ter em mente. Se hoje não concluiu, tem sempre amanhã para dar continuidade á tarefa. 
Ao aperceber-se que talvez possa vir ser um contra-relógio poderá criar uma certa ansiedade e agitação mental, um certo stress. Ficar ansioso ou desistir, nunca... tudo tem um tempo de maturação.

Um elefante dificilmente cabe numa caixa de fósforos ou um camelo passa pelo buraco de uma agulha. Se no seu caso irá passa muito tempo sentado é importante ter em conta que poderá começar pelo exercício físico do relaxamento e preparar-se com uma respiração controlada e ou usando posturas da árvore, alongamentos, meditações, auto-massagem e uma série de movimentos para a dor nas costas...
Se o tempo que disponibiliza para a sua tarefa for, por exemplo, de uma hora será muito difícil usar todas estas técnicas e ainda todas as atividades de pesquisa, cálculo, escrita... que tiver de efetuar
Dividir o essencial do que tem a realizar pela semana toda numa planificação previamente definida será uma ótima hipótese. Organizar e Planear fazem parte duma boa gestão de tempo e espaço...  estão na base de atingir com sucesso os seus anseios e desejos.
Tornar as coisas simples integrando as atividades umas nas outras e desembaraçando-se delas, uma de cada vez.

A alimentação como combustível. Evite comer muito antes duma atividade que requeira o uso das funções superiores do cérebro, como sejam a capacidade de decidir e efetuar raciocínios rápidos. Especialmente as proteínas pesadas, os picantes levam a agitação e logo a perda da tranquilidade e os alimentos ácidos ou secos que diminuem flexibilidade. talvez seja bom confiar mais nas proteínas vegetais e nos hidratos de carbono complexos quando precisa de mais tempo de trabalho e naturalmente de resistência.
Os hidratos de carbono complexos porque são mais ricos em complexo B são dos elementos mais estáveis e essenciais  para criar uma mente tranquila.
Se o exercício é de escritório, pode consumir chás e bebidas diuréticas que ajudam a manter o organismo desintoxicado  De qualquer modo, prestar atenção para controlar o tempo que se gasta com as idas à casa de banho causadas pela ingerência de líquidos. 

Desligue-se. Quando estiver concentrado para uma determinada atividade em que está autocentrado é recomendável desligar os telefones moveis, não ter programado para esse momento lembretes de que chegou uma mensagem ou que tem mais um e-mail ou que existe algo mais para fazer.
Retire e desligue-se de todos estes distratores,  no momento em que necessita de estar focado, todos eles são passíveis de lhe criar interrupções mentais  e o  afastar do que é essencial.

Acabe atempadamente. Não terminar em cima da hora e sair a correr de casa para o café ou mergulhar de imediato nas tarefas do dia a dia ou em outras tarefas não se recomenda. Uma pausa para mudar de ambiência mental e poder integrar-se numa nova situação.
Pelo menos cinco minutos de espaço em que tem tempo para se ambientar.
Uma boa hipótese será conforme o seu gosto, colocar um chá a fazer, tirar apontamentos, trocar de roupa, dar um toque na imagem facial... 
Enfim, cuide de si, tenha uma imagem agradável de si mesmo e sinta-se sempre com uma mente tranquila...  

Este Texto adaptado pelo blogger a partir do video "Zhan Zhuang Chi kung-A arte do Cultivo da Mente. 

domingo, 24 de março de 2013

Lidando com a negatividade



Por Sister Jayanti
Sister Jayanti explica como lidar com a negatividade dentro de nós quando ela vem dos outros.

Neste mundo há tantas perguntas sobre nosso futuro, o meio ambiente e a população, a situação política e financeira, a distribuição de recursos... Só é preciso pegar um jornal para perceber que o mundo está numa situação terrível. É fácil se tornar negativo.
Se quero me tornar negativo, posso encontrar 1.001 razões para ser. Se permito que todos esses fatores me influenciem, então sim, é como se 1.000 armas fossem apontadas para a minha cabeça, de modo que eu me sinta extremamente negativo. Outro fator são as pessoas pelas quais estou rodeado; é muito fácil ser influenciado por sua negatividade.
Posso ser influenciado pelas pessoas com as quais trabalho, e às vezes, a negatividade delas me ataca, de modo que se torna difícil manter meu equilíbrio, leveza e felicidade por causa de suas reações e respostas negativas para tudo, ou por minha resposta negativa a elas. Posso não gostar da forma como falam comigo ou olham para mim, assim, há um crescimento gradual de sentimentos de ser pressionado por todos os lados. Como posso escapar?
Mesmo se eu escapasse, haveria outra percepção profunda – que o problema na verdade não está no mundo lá fora ou nas pessoas que estão comigo. Se eu passo poucos momentos em uma reflexão honesta, percebo que o que quer que esteja acontecendo dentro de mim é a raiz da minha negatividade. Isso provavelmente não trará satisfação ou leveza, e pode até mesmo causar sentimentos de depressão ou peso, porque significa que percebi que a negatividade está vindo de dentro. E como eu lido com isso? Antes de tudo, posso tentar compreender, e, ao compreender e perceber, terei atravessado um longo caminho para ser capaz de consertar as coisas.
Compreendo que o período da história pelo qual a civilização passa agora é particularmente escuro. Porém, não vai ser para sempre. A condição do mundo é horrível, mas mudará. Depois da escuridão, a luz virá; a noite se torna dia. Isso acontecerá na passagem do tempo; eu não posso forçar o dia a vir, eu não posso forçar o passo, de modo que eu aprendo a ser um observador desapegado. Posso fazer parte dos movimentos que trarão o dia e não permitir que coisas afetem o meu próprio estado interno de consciência.
Isso requer um pouco de experiência. Posso traçar uma analogia aqui: um ator desempenha um papel no palco e está totalmente envolvido em tudo o que está acontecendo. Alguém que está na platéia é consciente de tudo o que está acontecendo no palco também, mas existe uma diferença no estado de consciência. Eu tenho que aprender a ser ambos nesse jogo da vida. Tenho que ser um ator e um observador. Tenho que ser capaz de dar passagem e olhar para as coisas a uma certa distância. Isso trará fé e confiança ao fato de que a escuridão da noite passará e a luz do dia virá.

E sobre a negatividade das outras pessoas? Sei que se sou afetado pela negatividade das outras pessoas, estarei conectado em um ciclo de ações, reações e respostas às quais não tenho controle. Mas se eu vê-las, ouvi-las, respeitá-las como seres humanos e indivíduos, e entender seus pontos de vista, não me permitirei ser movido de minha posição interna de estabilidade.

Se eu puder me certificar de que permaneço mestre de mim mesmo, a negatividade deles fluirá sobre e acima de mim e não me influenciará. Posso perguntar a mim mesmo o que eu quero e então me mover nessa direção para alcançar a meta. Posso desenvolver a arte do desapego, sendo amigos e ainda assim não permitindo que me toquem.
Posso traçar uma outra analogia aqui: pensem na imagem de uma flor-de-lótus. Ela encontra-se em uma água suja e estagnada, mas a lótus tem uma substância cerosa em suas pétalas e nada pode tocar na superfície, a sujeira escorre. Posso criar essa camada de proteção de modo que minha pureza e estabilidade internas permaneçam não afetadas por influências de fora.
Somente assim posso ser verdadeiro comigo mesmo. De outra forma, torno-me uma marionete das circunstâncias e situações que os outros criaram e não serei mais um mestre dos meus próprios sentimentos e destino. Aprendo a ter essa proteção através da experiência do desapego e na consciência de Deus e isso trará uma chuva de bênçãos influenciando a mim e aos outros à minha volta.
Será que existe um ser humano criando uma sombra sobre você? Algumas vezes eu me encontro numa situação com a qual estou reagindo contra alguém, e então, se torna mais e mais difícil e irritante lidar com aquela pessoa. Estou criando uma enorme carga para mim mesmo, a qual tornará mais difícil viver comigo mesmo, assim como com a pessoa. Se quero criar um ambiente de paz e amor em volta de mim, minha resposta de negatividade a alguém torna-se extremamente desconfortável para mim.
Devo tentar não permitir que esse aumento de negatividade aconteça. Se isso já aconteceu, deixe-me analisar todo o processo, e verei que é uma forma sutil de ego por pensar que a forma como eu agradeço, as coisas que eu faço e o meu entendimento são todos corretos, e da outra pessoa são errados. Então, estou constantemente criticando – isso significará um aumento dessa negatividade. Percebam o que vem do próprio ego e aprendam humildade e respeito, aceitem o valor dos indivíduos e reconheçam a bondade neles.
Todos têm valores, eu apenas tenho que ter uma visão correta e ser capaz de ver isso. Quando começar a apreciar seus valores, perceberei que a negatividade é minha. Sim, eles fazem as coisas de uma forma diferente de mim, mas há variedade, então, que eu as aprecie. Não posso mudá-los ou controlá-los; o que posso fazer é mudar minha atitude e minhas respostas. Se eu continuar a ter a visão de amor e respeito por eles, sei que através disso existe uma possibilidade muito boa de influenciá-los e ajudá-los em seus processos de mudança.
Se eu reajo contra eles, não serei capaz de influenciá-los no futuro, porque minhas reações criarão uma barreira entre nós, tornando a comunicação muito difícil. Se mudo minha atitude de uma forma sincera – não a partir de diplomacia ou cortesia artificial, mas ao ver seu eterno estado divino original – então, com respeito sincero, um bom nível de comunicação surgirá, e talvez, no momento certo, nós possamos conversar sobre coisas e uma mudança pode acontecer. Porém, eu não devo permitir que esse crescimento de negatividade destrua a comunicação com eles; senão, crescerão paredes de tal forma que será difícil resolver mais tarde.
Talvez, a coisa mais difícil para mim seja, em termos da negatividade, o que sinto sobre mim mesmo. Eu vejo minhas fraquezas, vejo as dificuldades que criei, vejo os débitos emocionais que acumulei e me pergunto como, ainda assim, é possível lidar com tudo isso. Se perco a esperança, as coisas se tornarão difíceis. Portanto, não permito que o ciclo de negatividade venha a mim, não perco amor por mim mesmo ou, de outro modo, pensamentos negativos me empurrarão mais e mais para baixo.
Assim que vejo que há a possibilidade desse ciclo de negatividade começar, eu me asseguro de cortá-lo naquele momento, porque ciclos são poderosos; um pensamento fraco e outro e outro e eu sou enganado. Se não posso parar isso antes do começo, isso me atrapalha.
Em primeiro lugar, devo ver a causa e o que é preciso ser feito, e olhar o futuro de modo que eu possa impedir que as coisas aconteçam; então, tomo precauções para que isso não aconteça novamente. Quando reconheço a mim mesmo como uma alma eterna, altero minha visão de mim mesmo completamente. Volto a perceber a minha própria forma original e sinto o ser divino que verdadeiramente sou, e então, a esperança retorna.
Vindo da consciência dessa experiência de minha própria imortalidade, de “eu” a alma, sou capaz de mudar minha visão completamente. Sei que, nessa consciência de ser um filho de Deus, tenho dentro de mim a capacidade para a pureza, a paz e o amor. Se permito que essas qualidades emerjam e passo alguns minutos em silêncio a cada dia, apenas deixando minha mente se tornar desapegada de todas as outras coisas que normalmente ela carregaria, então posso dar valor a quem eu verdadeiramente sou.
À medida que esse estágio cresce, a influência disso permanece mais longa a cada dia. À medida que desenvolvo essa consciência de auto-respeito e auto-estima e me movo para fora do ciclo de negatividade que me empurrava para baixo, eu me asseguro que minha visão, palavras e ações mostrem essa estima. Expressando valor e respeito pelos outros, recebo deles a mesma resposta de volta.
No momento em que perco a estima, procuro suporte e confirmação no mundo externo, e normalmente, se estou procurando alguma coisa, esta é negada. Somente nesse estado, em que gero meu próprio auto-respeito, posso ganhar o respeito dos outros. Esse é o meio através do qual posso mudar minha própria imagem negativa sobre mim mesmo.
Quando aprendo a remover a negatividade, sou atraído pela beleza que a positividade pode trazer e, por desenvolver um gosto por isso, aprendo a aceitar a positividade e rejeitar a negatividade. Eu, portanto, causo um grande impacto na atmosfera ao meu redor e nas pessoas que estão comigo.

Mesmo que um só indivíduo esteja nesta consciência de tornar as coisas positivas, de aprender a tratar as coisas num modo positivo, isso faz uma grande diferença. O peso do mundo existe por causa do acúmulo de todos os nossos pensamentos e ações negativas, e o único meio de podermos transformar e reformar isso é através do poder da positividade. Isso nos permite trazer mudanças, em primeiro lugar, em nosso meio ambiente, local de trabalho, família e em casa, o que inevitavelmente atingirá o exterior e mudará a sociedade. No estado de falta de esperança e perda de coragem, as forças da escuridão crescem de forma mais pesada e mais forte.
Se me torno consciente de que sou um filho de Deus, um ser de luz, um instrumento de luz, e deixo que a luz da consciência, sabedoria e verdade me transformem, então, posso me tornar um instrumento que traz luz para o mundo à minha volta. No estado de negatividade, há muito medo e ignorância. Se consigo compreender isso, então, o medo é reduzido e gradualmente eliminado, e haverá uma grande compreensão das razões para o estado de negatividade do mundo e das minhas conexões cármicas com os outros indivíduos. Ao compreender todas essas coisas, a luz entrará na paisagem, a escuridão será removida e eu saberei o que fazer e como fazer. Tenho que trazer luz para o mundo, e desse modo, a escuridão não será capaz de influenciar a mim e eu serei capaz de ajudar a remover a escuridão dos outros.

Sister Jayanti é diretora da Universidade Espiritual Mundial Brahma Kumaris no Reino Unido.






quarta-feira, 20 de março de 2013

Beira Mar



Olhando o tudo que também é,
Sinto ainda mais da mesma coisa,
Disto que é mundo e oceano
Vida, movimento, renovação
E, no profundo disso que somos todos,
Uma inexplicável paz imóvel
Onde também cantam mares
E tudo é mais além...

As gaivotas cantam
Trazendo ao oceano saudação de si mesmo
E a luz solar, rebrilhando
Diz que está de acordo
Com o que fica por dizer

Tudo é sem ser preciso;
O que foi, ficou
E está cá amnhã

Autor: Rodrigues, V. (2002). Reencontros - Exercícios e Reflexões de Desenvolvimento Pessoal. Lisboa: Livros Horizonte

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Pontapé de saída!

Começar um novo ciclo é sempre uma tarefa desafiante. Inevitavelmente, somos levados a pensar o que queremos para que neste novo ciclo tudo nos venha correr melhor .
Estou convicto que é importante pensar por nós mesmos.
Não nos podemos dar ao luxo de "andar a reboque uns dos outros", nem atrás da "crise", de quem ou do que quer que seja. 
Temos sim, de Refletir e Agir, para que o os nossos anseios se transformem na nossa realidade com satisfação e sucesso pessoal.  
Determinar aonde queremos estar exatamente daqui a uns 360 dias?
Uma vida plena e satisfeita passa pela definição de objetivos claros pensados a partir dos nossos desejos e ambições e sobretudo tendo por base as nossas potencialidades (p.e. nas áreas enunciadas na figura).
Definir metas e objetivos a atingir é a chave!  
Eu já defini as minhas metas e os meus objetivos!
E vocês?! 
Que tal pensar em definir os objetivos pessoais e porque não escrevê-los no bloco de notas pessoal?