«O Caminho faz-se caminhando».
Caminhante, as tuas pegadas
São o caminho e nada mais;
Caminhante não há caminho,
O caminho faz-se ao andar.
Ao andar faz-se o caminho
E ao olhar-se para atrás,
Vê-se a senda que jamais,
Se há-de voltar a pisar.
Caminhante não há caminho,
Somente sulcos no mar.
in "Cantares" do poeta espanhol, António Machado (Sevilha 1875 – França 1939),
quinta-feira, 8 de setembro de 2016
sexta-feira, 2 de setembro de 2016
18 dicas
infalíveis para você ser mais bem humorado no seu dia a dia
O pessimismo faz com que uma pessoa semeie negatividade por onde passa,
fazendo com que as outras pessoas criem uma imagem ruim daquele que assim
procede
Você sabia que o único animal
capaz de sorrir é o homem? Pois é, esse ato de contentamento, felicidade
e entusiasmo demonstrado pelo ser humano através de sua fisionomia facial é um
privilégio somente nosso.
O estado de humor de uma pessoa
influencia grandiosamente suas atitudes, decisões e pensamentos, fazendo com
que o mesmo, seja um fator positivo quando usado de maneira estratégica.
Obviamente ninguém consegue
estar de bom humor 24 horas por dia, portanto, o importante é criar métodos
para que a pessoa trabalhe essa questão, e consequentemente, consiga optimizar o
nível de seu humor.
Nessa era em que vivemos, onde
o mundo cria cada vez mais, seres estressados e ansiosos e onde a depressão
invade as casas das pessoas constantemente (como um visitante inconveniente,
que insiste em não se retirar), é quase uma utopia exigir bom humor das
pessoas, no entanto, é possível “rachar esse vaso inquebrável” se seguirmos
alguns métodos disciplinadamente, quebrarmos alguns paradigmas e
principalmente, se tivermos tenacidade.
Vale lembrar que humor é uma
questão de escolha, sendo assim, não culpe o mundo por sua incapacidade de
admirar o brilho das estrelas do céu, ou, de não apreciar a formosura da aurora
boreal, ou, de negligenciar a beleza de uma flor ao desabrochar, ou, de não se
alegrar-se com um elogio de uma pessoa querida, enfim, não culpe os outros por
suas atitudes negativas que te transformaram em um velho cansado, que sofre de
uma espécie de surto de negatividade eterna.
Seguindo o raciocínio dos
parágrafos acima, elaborei 18 dicas para que você seja mais alegre em seu dia a
dia, contagiando aqueles que fazem parte de seu convívio quotidiano, confira:
1 – Não leve a vida tão a
sério: de vez
em quando é importante quebrar regras, pois, do contrário, nossa vida se
tornará burocrática, monótona e repetitiva, fazendo com que o inferno astral
venha até nós, nos tornando seres que valorizam um amontoado de normas que,
muitas das vezes, não servem para nada. Sendo assim, erre mais e preocupe-se
menos, para que assim, você seja uma pessoa que tem direito de fracassar, pois,
no mundo as derrotas são sempre maiores que as vitórias.
2 – Pratique o ato de sorrir: todos nós temos uma marca guardada na mente
das pessoas, que faz com que a mesma, se lembre de nós através dessa imagem que
passamos para ela. Sendo assim, escolha o sorriso como sua marca, para que
assim, as pessoas lembrem-se de você como alguém que transmite alegria e
entusiasmo.
3 – Infantilize-se: a vida de uma criança é comparável a uma
festa de aniversário perpétua. Sabe porque isso acontece? Porque todas as
tarefas são divertidas e contagiantes, ou seja, porque elas (crianças)
acreditam que todas as atividades são prazerosas de fazer. Sendo assim, em suas
tarefas do trabalho, escola, residência, ou, quaisquer outra atividade que
tiver de realizar, ame fazê-la, das mais difíceis as mais fáceis, fazendo com
que as atividades penosas, se transformem em atividades regojizantes e
entusiasmantes. Digo isso, porque quando nos tornamos adultos perdemos algumas
qualidades que tínhamos em nossa infância, e essa (o amor por executar as
tarefas) é uma delas.
4 – Viva todos dias de sua vida
como se fosse o último: nenhum ser humano possui o poder de saber
quanto tempo de vida terá nessa terra, sendo assim, tudo aquilo que um homem
possui é o hoje, o agora. Se você entender isso, valorizará os bons momentos
com seus amigos, família e até com seus inimigos, pois, são eles que fazem a
nossa vida valer a pena.
5 – Observe apenas os pontos
positivos e enterre os negativos: o dinheiro deve ser visto apenas como
consequência por bons trabalhos executados. Na Bíblia sagrada, aquele que é
considerado por muitos como: “o maior líder de todos os tempos”, o famoso Jesus
Cristo, externalizou que: “a felicidade do homem não está nos bens que ele possui”,
ou seja, não importa a quantidade material que a pessoa possui, pois, o que
garante a felicidade do ser humano não consiste em coisas exteriores e sim
interiores, sendo assim, o bem aventurado é aquele que busca ser e não ter.
Em outras palavras, não importa
se você possui em sua conta bancária um milhão de reais, ou, um mil reais,
pois, não é isso que traz felicidade, pois, felicidade é outra coisa, por conta
de estar relacionado com a alma e não com as coisas terrenas. Quer exemplos?
Recentemente o exímio cantor Alexandre Magno Abraão, popularmente conhecido como
Chorão, da banda Charlie Brown Jr, foi encontrado morto em seu apartamento por
conta de uma overdose de cocaína, apontado pelo laudo necroscópico da Polícia
Técnico-Científica de São Paulo. Pense comigo: uma pessoa com o mundo inteiro
aos seus pés (dinheiro, aviões, mulheres, facilidades, status, paparazzi,
etc.), mas, que não estava bem consigo mesmo, sendo assim, eu pergunto?
De que adianta todas essas
coisas, se o coração é fraco? Um ser humano jovem, com um dom espetacular para
a música e que era adorado e reverenciado por inúmeras pessoas, mas que, como
muitos artistas célebres, não encontrou a essência da felicidade, a saber: o
seu equilíbrio interior. Quer outros exemplos célebres? Michael Jackson, Heath
Ledger, Cory Monteith (pesquise sobre eles e você perceberá a semelhança das
mortes), dentre outros tantos. Sendo assim, observe apenas os pontos positivos
e se contente com aquilo que o universo proporcionou para você, fazendo da simplicidade
a grande qualidade de sua vida e trabalhando para que seu interior seja
restaurado (domínio próprio, alegria, mansidão, longanimidade, paz, etc.)
fazendo com que o exterior não afete a área física.
6 – Não guarde as coisas para
si, mas dissemine: partilhar
conhecimentos, objetos e tempo nos ajuda a sairmos de nosso egocentrismo e de
nossa autoadoração, nos transformando em seres humildes e reconhecidamente
dotados de uma bondade ímpar.
7 – Pratique a caridade: existe algo que ocorre dentro de nosso
âmago que faz com que tenhamos uma sensação regojizante quando estendemos a mão
para o nosso próximo, como se tivéssemos uma certeza absoluta de que
conseguimos, pelo menos por um dia, fazer desse mundo um lugar melhor.
8 – Perdoe aqueles que
maltratam-te: todas as
pessoas mau humoradas que conheço, possuem uma característica muito peculiar em
suas personalidades, que é incapacidade de perdoar. Em contrapartida, os bem
humorados perdoam antes mesmo do erro ser cometido, fazendo com que o
esquecimento seja o combustível de sua motivação.
9 – Ame as adversidades: eu sequer seria um articulista se
inexistissem os problemas, pois, sobre o que escreveria se as pessoas não
fossem donas de dificuldades e complexidades? Sendo assim, aproveite os
momentos de crise para que você possa crescer através deles e principalmente,
aproveite esses momentos para aprender a usar o dom da criatividade, pois, é
para isso que fomos criados.
10 - Não se importe com os
erros do passado: Fique tranquilo,
você não terá que comparecer ao tribunal de Osíris (deus da mitologia egípcia e
responsável por julgar os mortos na “Sala das Duas Verdades”, onde realizava a
pesagem do coração do ser, que sofria as consequências de acordo com essa
pesagem) para ser julgado por seus erros. Não se martirize por seus equívocos e
não tenha medo de correr riscos, pois, é fazendo grandes apostas que se recebem
grandes recompensas.
11 – Não seja uma pessoa
sistemática: um ser
humano muito rígido, traz para si, uma imagem de alguém que não pode receber
brincadeiras, ou seja, é como um general poderoso que se for desacatado, estica
as algemas e quer logo prender aquele que o “desrespeitou”. Sendo assim, aja
diferente e não se importe com as piadas alheias, mas, use-as positivamente,
fazendo com que as pessoas vejam você como alguém aberto e que esbanja alegria
e irreverência.
12 - Sempre aja com
planeamento e organização: se você
planear e organizar sua vida em prol de seus objetivos, não correrá o risco de
se arrepender por não ter tido a responsabilidade de correr atrás de seus
sonhos de maneira inteligente.
13 – Não faça exceção de
pessoas: trate as
pessoas com equidade, afinal de contas, se não fossem elas você sequer estaria
aqui, pois, é um ser dependente de todos os outros que vieram antes de você.
Quer que eu prove? Você não é autossuficiente, haja vista, que para vir ao
mundo precisou de duas pessoas coabitarem entre si, para que você fosse criado,
depois, precisou de uma que guardasse e cuidasse de você dentro dela
(geralmente por nove meses) até que você ficasse pronto para nascer, depois,
precisou de alguém para te alimentar, fazer sua higiene pessoal e cuidar de sua
saúde, depois, precisou de alguém que te ensinasse a engatinhar e
posteriormente a caminhar, depois, precisou de alguém que te educasse (te
ensinasse a falar, ler, usar a lógica, etc.), depois, quando adulto, precisou
de alguém que estivesse disposto a apostar em você e te dar uma oportunidade de
emprego, enfim, você sempre foi, é, e será ajudado pelos outros, pois, sozinho
nada podeis fazer. Sendo assim, eu pergunto: quem é você, para se julgar
superior as outras pessoas do mundo?
14 – Fuja das pessoas
negativas: não se
aproxime das pessoas que amam reclamar de tudo e de todos, pois, eles existem
para desmotivá-lo. Sendo assim, participe de um grupo de amigos que seja bem
humorado, pois, eles te darão momentos de prazer e júbilo.
15 – Seja grato com as pessoas: a gratidão é algo muito bem valorizado
pelas pessoas, sendo assim, cuide disso, para que você não se esqueça de
agradecer aqueles que buscam ajudá-lo.
16 – Pratique uma atividade
física: movimente
seu corpo e o faça transpirar, pois, o exercício físico é um antídoto contra as
bagagens negativas que sua mente acumula ao longo de sua vida.
17 - Busque fazer aquilo que
você gosta constantemente: se você aprecia estar com
seus amigos, esteja com eles, se você aprecia um bom happy hour, seja
participante constante do mesmo, ou seja, busque fazer aquilo que satisfaz suas
vontades, porque afinal de contas, você tem o direito de se sentir bem.
18 - Comemore sempre: aprenda a comemorar suas vitórias,
estourando champagne e vibrando com as conquistas, pois assim, seu cérebro irá
identificar que você é uma pessoa vitoriosa e que possui inúmeros motivos para
se sentir feliz.
domingo, 1 de maio de 2016
sábado, 9 de abril de 2016
SILENCIAR SENTIMENTOS PODE COLOCAR
A SAÚDE EM RISCO
Quantas coisas reprimimos
diariamente? Guardamos sentimentos como quem esconde um tesouro roubado, no
entanto, não roubamos sentimentos, portanto, não faz sentido escondê-los de uma
forma tão dura assim. Não é mesmo?
“Você pode se enganar e enganar
muitas pessoas fazendo o papel de bonzinho, de coitadinho ou contar mentiras
para não ferir essa ou aquela pessoa. Você pode esconder tudo de todo mundo,
mas o seu corpo sente e reage as agressões que você tem cometido contra ele.
Se você continua naquele
relacionamento que não suporta mais, naquela rotina que tira a sua alegria,
naquela sociedade que já se desgastou, naquele emprego que rouba o seu prazer,
ou naquela amizade mais falsa que nota de R$ 60,00, o seu corpo vai sentir
essas emoções e como uma bateria, vai carregar e armazenar esses sentimentos,
até que um dia vai explodir como bomba atômica.
Desde muito pequeno, vamos sendo
castrados em nossos sentimentos e emoções e quando podemos tomar nossas
próprias decisões, em nome de “convenções da sociedade”, seguramos nossa raiva,
nossa indignação, não abraçamos nossos amigos, não beijamos mais por uma
vergonha besta e ridícula. A menina não abraça a menina por ter medo de ser
chamada de “sapatão”, o menino não abraça o menino com medo de ser chamado de
“bicha” e os homossexuais, escondem seus sentimentos com medo de serem
rechaçados pela família e pela “comunidade”.
Assim, vamos armazenando sentimentos
que precisam sair de alguma forma, e normalmente, todas as emoções se traduzem
em raiva e/ou tristeza, uma sombra que se esconde por trás de sua aparente
figura. Quanto mais tempo você sofrer calado, mais doente vai ficar…” – Paulo
Roberto Gaefke
É, de fato, no final das contas, o
maior prejudicado é você!
1. O MEIO-TERMO ENTRE A NECESSIDADE
DA FALA E O SILÊNCIO
Sabemos que o silêncio é sábio, e é
sempre bom pensar antes de falar, afinal, ante algumas palavras ignorantes,
ante um comentário fora do lugar ou ante uma expressão inadequada, optemos
sempre por fechar a boca e agir com mais inteligência do que aquele que fala
sem pensar.
Mas devemos encontrar um equilíbrio
entre o silêncio e defesa de nossas necessidades:
Silenciar nossos sentimentos ou
nossos pensamentos deixa que, a pessoa que está na nossa frente, não saiba que
está nos machucando, ou que está ultrapassando alguns limites. Ninguém consegue
adivinhar o pensamento dos outros, por isso se não dizermos aquilo que nos faz
mal ou que nos ofende, as outras pessoas não o saberão.
Existem silêncios sábios e palavras
sábias. Saber quando se calar e quando falar é, possivelmente, a melhor
habilidade que podemos aprender a desenvolver. Não se trata, de modo algum, de
estar sempre caldo ou de dizer aquilo que temos em mente. Os extremos nunca são
bons. Mantenha o equilíbrio, mas lembre-se sempre que esconder os sentimentos
pode nos machucar. Você permite que outros invadam seu espaço pessoal, que
atravessem os limites e que falem por você ou que escolham por você. No final,
você será quase uma marionete guiada por fios alheios.
2. AS PALAVRAS SILENCIADAS
CONVERTEM-SE EM DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS
Você não ficará surpreso em saber
que a mente e o corpo estão intimamente relacionados e conectados. A conexão é
tão grande que os especialistas advertem que quase 40% da população sofre ou
sofreu em sua vida com alguma doença psicossomática.
O nervosismo, por exemplo, altera
nossas digestões, causa diarreias ou a clássica dor de cabeça. Muitos herpes
labiais são desencadeados por processos de estresse elevados, de nervosismo e
febre. Logo, ficar calado todos os dias e internalizar o que sentimos e o que
pensamos gera em nosso organismo uma alta carga de ansiedade.
Pense em todas aquelas palavras que
não deseja dizer aos seus pais ou aos seus amigos para não ferir seus
sentimentos. Eles fazem as coisas por você pensando que estão ajudando, quando
na verdade não estão contribuindo. Por que você não conta a verdade?
Tudo isso, no final, irá originar
doenças psicossomáticas, enxaquecas, pressão alta, cansaço crônico.
3. DIZER EM VOZ ALTA SUAS PALAVRAS:
A CHAVE DO DESABAFO EMOCIONAL
Não tenha medo de escutar sua
própria voz, e muito menos que os outros também o façam. É algo tão necessário
como respirar, como comer, dormir. A comunicação emocional é ideal para o nosso
dia a dia, para estabelecer relações mais saudáveis com os demais e, logicamente,
com nós mesmos.
AQUI VÃO ALGUMAS DICAS BÁSICAS PARA
OBTER SUCESSO:
– Pense que tudo tem um limite. Se
não dizermos em voz alta tudo aquilo que pensamos e sentimos, não estaremos
atuando com dignidade, perderemos nossa autoestima e o controle de nossa vida.
Primeiramente, tome consciência de que dizer o que está pensando e precisando é
um direito.
– Dizer o que você pensa não é
causar danos a ninguém. Significa se defender e, por sua vez, informar aos
demais de uma realidade que deveriam conhecer.
– Não fique preocupado com a reação
das outras pessoas, não tenha medo. Porém, se você se preocupa muito com o que
pode acontecer, pode se preparar ante as possíveis reações. Um exemplo: está
cansado do fato de que seus pais apareçam em sua casa todos os finais de semana
e que não está tendo relações com seu companheiro. De que maneira você acredita
que irão reagir? Se você acredita que eles irão ficar chateados, prepare-se
para justificar que não existe razão para magoas. Caso você pense que eles
ficarão machucados, prepare também o modo como irá argumentar, para não
feri-los.
Pense que as palavras, dizer em voz
alta aquilo que sentimos e pensamos é, na verdade, o melhor modo de liberação
emocional que existe. Pratique-o com sabedoria, cuide de si mesmo.
Subscrever:
Mensagens (Atom)






