sexta-feira, 29 de junho de 2012

Momentos de Saúde


A conquista da saúde integral é a meta ambicionada pela criatura humana.

Conseguir a harmonia entre o equilíbrio orgânico, o emocional e o psíquico, num quadro gerador de bem-estar, constitui um grande desafio para a inteligência humana, que milenarmente, vem recorrendo às mais variadas quão complexas experiências, que têm resultado em admiráveis e valiosas conquistas.

Desse labor específico aliado a outros da ciência apoiada à tecnologia, relativamente ao meio ambiente, aos factores destrutivos, a vida humana atinge hoje os mais elevados índices de longevidade de todos os tempos.

O homem tem conseguido banir da Terra enfermidades que dizimavam, no passado, povos inteiros, em permanente ameaça de extinção do género humano.

A precisão de diagnóstico e o uso sofisticado dos aparelhos vêm logrando o milagre de detectar graves enfermidades antes da sua calamitosa manifestação, ou no seu início, ao lado de terapêuticas avançadas, que prolongam a existência carnal, diminuem as dores e preservam os órgãos, mesmo quando afectados.

Certamente, novas doenças surgem e tomam conta das paisagens humanas, no entanto, sendo estudadas e combatidas sem trégua.

Por instinto, o ser procura evitar o sofrimento ou libertar-se dele, utilizando-se de todos os recursos imagináveis.

O temor do desgaste, da dor e da morte apresenta-se ínsito em todos, sob o comando da necessidade de preservação da vida, o que é uma bênção, evitando, ao máximo, os actos de desespero extremo, que resultam no suicídio, esse nefando inimigo da caminhada evolutiva do espírito.

Graças á inferioridade humana permanecem os factores de perturbação e desordem na área da saúde, desenvolvendo as enfermidades dilaceradoras. 

À medida que se autodescobre e se autoperdoa com os equipamentos do amor, constata que a saúde é uma conquista interior, que se reflecte no corpo como resultado da harmonia íntima.

Felizmente, a ciência alarga o seu elenco conceptual em torno da saúde e da doença, recorrendo a outras disciplinas, que contribuem eficazmente para o bem-estar dos seres.

As modernas constatações da Psicossomática vêm demonstrar que as ocorrências patológicas, nas áreas psíquica e emocional, facilmente se transferem para a orgânica, ensejando campo para a instalação de doenças de génese variada. Perturbado o equilíbrio energético de sustentação das células, os factores imunológicos, sob bombardeio de descargas mentais destrutivas, alteram-se, facultando a instalação e desenvolvimento dos agentes mortíferos, que produzem a degenerescência do organismo.

Em razão disso, torna-se imprescindível o estabelecimento de uma era de nova consciência da responsabilidade, a fim de que, lúcido e equilibrado, o indivíduo defina os paradigmas de uma conduta moral e mental, harmónicas, para a aquisição do valioso património da saúde.

Jesus, em todo o Evangelho, exalta a harmonia moral e emocional da criatura perante a Vida como factor essencial para a sua salvação – o estado de saúde integral.

Psicoterapeuta incomum propôs, o auto-exame em forma de receita para a aquisição da paz como decorrência das propostas do amor a Deus, acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Síntese de ímpar sabedoria, o amor é a chave para o enigma da enfermidade-saúde.

Posteriormente, actualizando o pensamento do Mestre, Allan Kardec estabeleceu, na Caridade, a terapia para a paz e o modelo de aplicação correcta para o amor.

Modernamente, diversas ciências são concordes com esses programas, especialmente as Psicologias, Transpessoal, Transaccional e Criativa, concitando ao auto-encontro, à libertação do espelho mental e moral, à conquista do ego e plenificação do self, do eu espiritual eterno, no seu inevitável processo de crescimento.

Desejando participar desse abençoado esforço desenvolvido pelos sacerdotes na área da saúde, apresentamos ao caro leitor esta modesta contribuição, que nada inova, porém pretende fazer uma ponte entre as excelentes contribuições do conhecimento tecnológico com os ensinamentos sábios de Jesus e de Allan Kardec, diminuindo o abismo entre a Ciência em si mesma e a Religião, a fim de que avancem unidas, beneficiando as criaturas e a sociedade, que marcham na busca de um amanhã feliz.

Esperando que estes momentos de saúde sejam o pórtico para a conquista da saúde integral, sentimo-nos compensada pelo prazer de participar na obra do senhor como servidora menor e dedicada.
Joanna de Ângelis
Salvado, 22 de Outubro de 1992
Do Livro: Momentos de Saúde
Psicografia de Divaldo Pereira Franco

terça-feira, 26 de junho de 2012

Cuidar do corpo e do espírito




O corpo é o instrumento da alma. Ele é usado pelo Espírito para poder se relacionar com o mundo visível. Investido no corpo, a alma passa a ter limitações. As percepções enviadas pelo Espírito através do corpo ficam de certo modo amortecidas, porque é como se o corpo fosse uma barreira que impede a passagem total das manifestações espirituais. O Espírito é obrigado a servir-se do cérebro para emanar sua vontade, mas um cérebro que nem sempre está em bom estado. É como se o Espírito fosse um ótimo músico obrigado a usar um instrumento imperfeito.

Daí é que vem a necessidade de se cuidar do corpo, para que o nosso Espírito possa dispor de um instrumento em bom estado para pôr em prática as lições aprendidas no mundo espiritual. Existem religiões que crêem que a torturação do corpo é uma maneira de se chegar a perfeição. Acham que, pelo sofrimento das dores carnais da própria flagelação, estaremos nos tornando melhores. Esse tipo de crença é muito comum nos muçulmanos, no Irã, onde flagelam seus corpos com chicotadas nas costas para aliviar os pecados. Não devemos buscar os martírios do corpo, mas devemos ser ávidos pelo martírio da alma. Já os materialistas vêem apenas o corpo humano como uma máquina, que, com a morte, nada mais resta, porque eles julgam saber tudo e não admitem que haja coisa alguma que esteja acima do seu entendimento.


Cuidar do corpo não quer dizer cultuar o corpo. Tudo deve ser feito sem exageros, moderadamente, para que não se cometa o pecado da exibição, alimentado pela vaidade. Segundo Allan Kardec, a ação do Espírito sobre o físico é de tal modo evidente que por vezes se vêem graves desordens orgânicas produzidas por efeito de violentas comoções morais. Por exemplo: compreende-se que um Espírito irascível deve levar um ser a ter um temperamento ruim, mau gênio, de onde se segue que um homem não é colérico porque tenha um mau gênio, mas que é temperamental porque é colérico. Outro exemplo: um espírito mole e indolente deixará o seu organismo num estado de fraqueza em relação ao seu caráter, ao passo que, se for ativo e energético, dará ao seu sangue, aos seus nervos, qualidades bem diferentes. Então conclui-se que a expressão vulgar: “A emoção lhe fez subir o sangue”, não é assim tão sem sentido como acreditávamos.

E como podemos cuidar do Espírito? Talvez seja uma pergunta que muitos fazem e não imaginam que a resposta é bem simples: cuidamos do nosso Espírito através dos bons pensamentos, das boas ações, do nosso comportamento, da nossa boa conduta moral e principalmente da prece. A prece é uma invocação, por ela nós estabelecemos uma relação mental com o ser a quem nos dirigimos. Ela pode ter por objeto um pedido, um agradecimento ou um louvor. Podemos orar por nós mesmos ou pelos outros, pelos vivos ou pelos mortos.



Diz Allan Kardec, em O Evangelho Segundo o Espiritismo, que o homem atrai os bons Espíritos, que o vêm sustentar nas suas boas resoluções e inspirar-lhes bons pensamentos. Adquire assim a força moral necessária para viver e vencer as dificuldades espirituais e físicas. Através da prece ele encontra forças para resistir as tentações e revoltas, tão comum aos seres, quando se encontram doentes.

KARDEC, a (1956) EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - ESE – Capítulo XVII, item 11

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Dinheiro não compra tudo... mas ajuda alguma coisa!!!



 O dinheiro pode comprar o prazer .......mas não o amor

 Pode-se comprar um espectáculo .........mas não a alegria

 Pode-se comprar um escravo .............mas não um amigo

 Pode-se comprar uma mulher .............mas não uma esposa

 Pode-se comprar uma casa ...............mas não um ambiente
 familiar

 Pode-se comprar alimentos ..............mas não o apetite

 Pode-se comprar medicamentos  ..........mas não a saúde

 Pode-se comprar diplomas ...............mas não a cultura

 Pode-se comprar livros .................mas não a
 inteligência

 Pode-se comprar  tranquilizantes .......mas não a paz

 Pode-se comprar a indulgência  .........mas não o perdão

 Pode-se comprar a terra ................mas não o céu

 "Não deve deplorar o que não pode reparar" - Samuel Johnson

sábado, 16 de junho de 2012

sexta-feira, 1 de junho de 2012

A Vida é uma oportunidade: Aproveita-a
A Vida é beleza: Admira-a
A Vida é um dom: Aprecia-o
A Vida é um sonho: Realiza-o
A Vida é um desafio: Aceita-o
A Vida é um dever: Assume-o
A Vida é um jogo: Joga-o
A Vida é cara: Preserva-a
A Vida é um tesouro: Conserva-o
A Vida é amor: Saboreia-o
A Vida é mistério: Aproveita-a
A Vida é uma promessa: Cumpre-a
A Vida é tristeza: Ultrapassa-a
A Vida é uma canção: Canta-a
A Vida é uma luta: Trava-a
A Vida é uma tragédia: Enfrenta-a
A Vida é uma uma aventura: Ousa-a
A Vida é sorte: Merece-a
A Vida é preciosa: Não a destruas
A Vida é Vida: Luta por ela!