A
conquista da saúde integral é a meta ambicionada pela criatura
humana.
Conseguir
a harmonia entre o equilíbrio orgânico, o emocional e o psíquico, num quadro
gerador de bem-estar, constitui um grande desafio para a inteligência humana,
que milenarmente, vem recorrendo às mais variadas quão complexas experiências,
que têm resultado em admiráveis e valiosas conquistas.
Desse
labor específico aliado a outros da ciência apoiada à tecnologia, relativamente
ao meio ambiente, aos factores destrutivos, a vida humana atinge hoje os mais
elevados índices de longevidade de todos os tempos.
O
homem tem conseguido banir da Terra enfermidades que dizimavam, no passado,
povos inteiros, em permanente ameaça de extinção do género humano.
A
precisão de diagnóstico e o uso sofisticado dos aparelhos vêm logrando o
milagre de detectar graves enfermidades antes da sua calamitosa
manifestação, ou no seu início, ao lado de terapêuticas avançadas, que prolongam
a existência carnal, diminuem as dores e preservam os órgãos, mesmo quando
afectados.
Certamente,
novas doenças surgem e tomam conta das paisagens humanas, no entanto, sendo
estudadas e combatidas sem trégua.
Por
instinto, o ser procura evitar o sofrimento ou libertar-se dele, utilizando-se
de todos os recursos imagináveis.
O
temor do desgaste, da dor e da morte apresenta-se ínsito em todos, sob o comando
da necessidade de preservação da vida, o que é uma bênção, evitando, ao máximo,
os actos de desespero extremo, que resultam no suicídio, esse nefando inimigo da
caminhada evolutiva do espírito.
Graças
á inferioridade humana permanecem os factores de perturbação e desordem na área
da saúde, desenvolvendo as enfermidades dilaceradoras.
À
medida que se autodescobre e se autoperdoa com os equipamentos do amor, constata
que a saúde é uma conquista interior, que se reflecte no corpo como resultado da
harmonia íntima.
Felizmente,
a ciência alarga o seu elenco conceptual em torno da saúde e da doença,
recorrendo a outras disciplinas, que contribuem eficazmente para o bem-estar dos
seres.
As
modernas constatações da Psicossomática vêm demonstrar que as ocorrências
patológicas, nas áreas psíquica e emocional, facilmente se transferem para a
orgânica, ensejando campo para a instalação de doenças de génese variada.
Perturbado o equilíbrio energético de sustentação das células, os factores
imunológicos, sob bombardeio de descargas mentais destrutivas, alteram-se,
facultando a instalação e desenvolvimento dos agentes mortíferos, que produzem a
degenerescência do organismo.
Em
razão disso, torna-se imprescindível o estabelecimento de uma era de nova
consciência da responsabilidade, a fim de que, lúcido e equilibrado, o indivíduo
defina os paradigmas de uma conduta moral e mental, harmónicas, para a aquisição
do valioso património da saúde.
Jesus,
em todo o Evangelho, exalta a harmonia moral e emocional da criatura perante a
Vida como factor essencial para a sua salvação – o estado de saúde
integral.
Psicoterapeuta
incomum propôs, o auto-exame em forma de receita para a aquisição da paz como
decorrência das propostas do amor a Deus, acima de todas as coisas e ao
próximo como a si mesmo.
Síntese
de ímpar sabedoria, o amor é a chave para o enigma da
enfermidade-saúde.
Posteriormente,
actualizando o pensamento do Mestre, Allan Kardec estabeleceu, na
Caridade, a terapia para a paz e o modelo de aplicação correcta para o
amor.
Modernamente,
diversas ciências são concordes com esses programas, especialmente as
Psicologias, Transpessoal, Transaccional e Criativa, concitando ao
auto-encontro, à libertação do espelho mental e moral, à conquista do ego
e plenificação do self, do eu espiritual eterno, no seu inevitável
processo de crescimento.
Desejando
participar desse abençoado esforço desenvolvido pelos sacerdotes na área da
saúde, apresentamos ao caro leitor esta modesta contribuição, que nada inova,
porém pretende fazer uma ponte entre as excelentes contribuições do conhecimento
tecnológico com os ensinamentos sábios de Jesus e de Allan Kardec, diminuindo o
abismo entre a Ciência em si mesma e a Religião, a fim de que avancem unidas,
beneficiando as criaturas e a sociedade, que marcham na busca de um amanhã
feliz.
Esperando
que estes momentos de saúde sejam o pórtico para a conquista da saúde
integral, sentimo-nos compensada pelo prazer de participar na obra do senhor
como servidora menor e dedicada.
Joanna
de Ângelis
Salvado,
22 de Outubro de 1992
Do
Livro: Momentos de Saúde
Psicografia
de Divaldo Pereira Franco







