"A arrogância
vem do orgulho exacerbado, que é observada por meio da altivez no trato com as
pessoas. Normalmente o olhar e o tom de voz denunciam a arrogância. Já o
prepotente é aquele que se utiliza do poder para se sobressair ou para fazer
valer a sua vontade.
Mas tanto a
arrogância quanto a prepotência podem ter a mesma origem: baixa estima. A
autoestima é formada pela autoconsciência (conhecimento de si mesmo),
autoconfiança, autorrespeito e amor próprio.
Todos nós
temos uma imagem real (o que realmente somos) e uma imagem idealizada (o que
gostaríamos de ser). A pessoa orgulhosa demais acaba se apegando na imagem que
ela "gostaria de ser" e não na que "realmente é". Talvez
porque o que ela realmente é seja algo ruim para ela. Algumas experiências
passadas podem ter deixado marcas negativas em sua autoestima, de modo que ela
duvida de si mesma, de seu potencial, de sua inteligência e de sua beleza.
A baixa
estima causa sentimentos de menos valia, rejeição, tristeza e angústia, e como
é muito ruim lidar com tudo isso, por uma defesa inconsciente, a pessoa se
apega à imagem que ela gostaria de ser - alguém melhor, mais sábio e mais
inteligente. A arrogância afasta as pessoas, mas para quem tem baixa estima,
esse distanciamento é considerado positivo porque traz a ilusão de que, à
distância, as pessoas não verão o que ela tanto esconde: ela mesma.
O medo
explica a forma rude que, muitas vezes, o arrogante trata as pessoas. O
arrogante só está tentando se defender das próprias fantasias inconscientes e,
em muitos casos, a melhor defesa é o ataque. Ao atacar ele só quer se
certificar de que as pessoas realmente se manterão à distância, evitando assim
o "desmascaramento".
Não é à toa
que a arrogância, vem acompanhada da prepotência, porque o inseguro precisa
muito se proteger. Aliás, ele passa a maior parte do tempo pensando em como
proteger a imagem criada, a manter as pessoas à distância de forma a não ser
desmascarado, e confirmar seu poder impondo que as pessoas façam as suas
vontades. O poder, nesses casos, é um grande aliado. E, num momento de defesa,
"por que não usar o poder?" – pergunta-se o arrogante temeroso.
A
dificuldade de lidar com o arrogante ocorre porque ele atinge o nosso próprio
orgulho. Sim, só se sente ofendido quem também é orgulhoso, e o orgulhoso é
mais propenso ao sentimento de orgulho ferido, é mais melindrado, fica mais
chateado, e com mais raiva, do que aquele que possui autoestima equilibrada.
Por isso,
seguem algumas dicas para lidar com pessoas arrogantes no trabalho:
1. Mostre
que você está lá para ajudá-lo e não para competir;
2. Conquiste
a confiança e dê feedbacks sempre que possível: lembre-se que feedback deve ser
dado da seguinte forma:
Coloque os
pontos positivos
Informe,
baseado em fatos observáveis, o comportamento que a pessoa teve e as
consequências do mesmo, por exemplo, "o fato de ter chamado a nossa
equipe
de incompetente durante a reunião, gerou insatisfação geral e isso
teve um
impacto negativo no nosso rendimento".
3. Observe a
si mesmo e suas reações. Se você se sente ofendido com frequência, perceba se
você também não está sendo vítima de seu próprio orgulho. A pessoa com autoestima
não se ofende com facilidade porque reconhece seu próprio valor e não toma
agressões como sendo pessoais.
Após saber
lidar com o arrogante, vale algumas dicas para não cair na armadilha da
arrogância:
1.
Desenvolva a autoconsciência: quanto mais a pessoa se conhece melhor é o ajuste
entre a "imagem que gostaria de ser" e "o que você realmente
é".
2.
Desenvolva a autoconfiança: a confiança em si mesmo é desenvolvida pela
coerência entre o que se pensa e fala sobre si mesmo e o que realmente se faz.
Por exemplo, se ser uma pessoa determinada é algo positivo, você deve conseguir
enxergar no dia a dia comportamentos que mostrem que você realmente é uma
pessoa determinada.
3.
Desenvolva o autorrespeito: conhecer as limitações é importante para saber até
onde você aguenta determinada situação e se resguardar de um desgaste maior.
Também é importante valorizar e respeitar aspectos positivos de si mesmo.
4. Ame a si
mesmo: quem não tem amor por si mesmo, dificilmente terá amor para com o outro.
Quem cobra muito de si, irá cobrar muito do outro. Aprenda a perdoar a si
mesmo, pois assim será mais fácil tolerar e perdoar as dificuldades alheias."
Meiry Kamia
- Palestrante, psicóloga, mestre em Administração de Empresas, consultora
organizacional.
Fonte: Portal de Administração
