Sonha muito?
Bem-vindo/a ao clube!
Disseram-me, em jeito jocoso: “Tu sonhas muito!”
O que é sonhar muito? Acho que me queriam dizer que sonho demais.
Não pude deixar de me debruçar sobre estas palavras, que não foram
proferidas por qualquer estranho que se cruzara comigo na rua. Foi alguém que
conhece bem a minha essência.
As palavras deixadas num trailer do documentário Amin Brakk: As Aventuras
de Um Escalador Português (Leopoldo Faria), sugerido por um amigo, tiveram
similar impacto e, dando algum do meu tempo ao pensamento, perdi-o na mesma
medida que o consumido pelo sonhar muito.
No caminho ocidental entre os sonhos e a realidade. Sempre me disseram que
não devemos desistir dos nossos sonhos. São eles que nos movem, que nos dão
força, que nos fazem sentir vivos. É tão difícil viver com o peso de algo que
não fizemos mas sobretudo é difícil viver com o peso de não termos tentado.
Viver com a incerteza do que poderia ter sido, e mesmo quando tentamos o nosso
melhor, o resultado é tão incerto.
O caminho que percorremos tem o tamanho da nossa vontade, do nosso
desejo. As dúvidas moldam um pouco daquilo com que sonhamos, levantam questões
para as quais não temos resposta. Os nossos sonhos são livre e nós,
prisioneiros da nossa vontade. Não é possível ir mais além do que aquilo que
estamos dispostos a ir. Não é possível dar mais, do que estamos dispostos a
dar. O difícil é descobrir essa barreira, essa linha que nós próprios traçamos
nas nossas conquistas.
Quando vencemos e alcançamos os nossos sonhos, percebemos como é efémero e
insignificante o que alcançámos e a única coisa que nos conforta, é saber que
continuaremos sempre a sonhar
Palavras de escalador mas que podiam ser de qualquer um que enfrenta os
seus medos, que procura sair da sua zona de conforto e… que sonha!
Desta forma, assumo a minha preferência por incomodar-me, ao final do dia,
com a dificuldade de colocar a vontade acima dos sonhos e não simplesmente com
o fato de sonhar. Fixar palavras de quem me chama a atenção para o quão
suscetíveis estamos a moldar os nossos sonhos, consoante as questões que
levantamos; de quem me lembra do quão incerto é o resultado mesmo quando damos
o melhor de nós mesmos.
Sonhar muito? Afinal, só quem sonha um dia mudar o mundo terá a
possibilidade de o fazer. Isto é sonhar muito! Eu sonho muito, até demais, mas
gosto disso!
- See more at:
http://mexxer.pt/sonha-muito-bem-vindoa-ao-clube/#sthash.f3924qdf.dpuf


Sem comentários:
Enviar um comentário