Após algum tempo fora, voltei à minha atividade enquanto membro do Algarve Toastmasters Club. A ação decorreu num espaço idílico, maravilhoso e cheio de história, o Museu Municipal da Cidade de Faro e, enquadrou-se no âmbito da sessão especial que o Clube desenvolveu no sábado dia 10.
Na condição de membro do Algarve Toastmasters Club, desde Abril de 2012. tenho participado nas suas atividades de desenvolvimento de projetos na área da Comunicação e da Liderança,
Foi com enorme satisfação que me preparei e apresentei o meu discurso. Contando uma pequena estória indiana procurei mostrar que todos temos pontos positivos e negativos nas nossas vidas e que se desejarmos podemos transformar as fragilidades e limitações humanas em pontos a nosso favor. Ao invés de nos determos sobre os nossos defeitos e nos auto derrotarmos, temos que aceitá-los como desafios e transformá-los em capacidades a nosso favor, assumindo a liderança de nossas vidas e porque não, também daqueles que estão à nossa volta?
Uma das
habilidades mais importantes de um líder é
a capacidade de perceber e desenvolver o potencial das pessoas. Como lideres temos de compreender que compreender que não existe o “saber mais” ou o “saber menos” mas, que
existem apenas saberes diferentes”. Como tal não existem aqueles que são portadores de apenas potencialidades, pois também há debilidades em todos e em cada um de nós. Quando as percepcionamos de forma positiva, podemos levá-las a transformarem-se em beleza e prosperidade nas nossas vidas e dos outros.
Todos nós temos limitações em determinadas áreas, em contra-partida somos muito bons em várias outras. Na nossa vida pessoal e na nossa vida em comunidade faz sempre sentido contar com todas as possibilidades, as boas e as menos boas. As boas podem sempre ser melhoradas e, as fraquezas, em vez de nós deitarem abaixo, podem ser encaradas como oportunidades de crescimento pessoal e da equipa.


Sem comentários:
Enviar um comentário