sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Nós e os espíritos - sofrimento e felicidade

Os Espíritos inferiores sofrem face à compreensão de que estão privados da felicidade concedida aos justos. O Espírito sofre por todo o mal que fez ou do qual foi causador involuntário, por todo o bem que, tendo podido fazer, não o fez, e por todo o mal que resultar do bem que deixou de fazer.


As almas nos vêem mas consideram as nossas aflições de outro ponto de vista, pois sabem que os nossos sofrimentos são úteis para o nosso adiantamento, desde que os suportemos com resignação. Eles se afligem mais com a falta de coragem que nos atrasa do que com os sofrimentos que sabem ser passageiros.

Sofrem face à compreensão de que estão privados da felicidade concedida aos justos. O Espírito sofre por todo o mal que fez ou do qual foi causador involuntário, por todo o bem que, tendo podido fazer, não o fez, e por todo o mal que resultar do bem que deixou de fazer.

As almas nos vêem mas consideram as nossas aflições de outro ponto de vista, pois sabem que os nossos sofrimentos são úteis para o nosso adiantamento, desde que os suportemos com resignação. Eles se afligem mais com a falta de coragem que nos atrasa do que com os sofrimentos que sabem ser passageiros.

Quando estivermos no mundo dos Espíritos, todo o nosso passado estando descoberto, o bem e o mal que tivermos feito serão igualmente conhecidos. Em vão aquele que fez o mal tentará escapar à visão de suas vítimas: sua presença inevitável será para ele um castigo e um remorso incessante, até que tenha expiado os seus erros. O homem de bem, pelo contrário, só encontrará por toda parte olhares amigos e benevolentes.




Quando deixamos de estar vestidos com o corpo físico, ficamos frente a frente conosco mesmo, sem máscaras, sem fingimentos, sem desculpas. E teremos que nos encarar verdadeiramente com nossos acertos e nossos erros. Os acertos serão pontos positivos que nos levarão ao equilíbrio. Os erros serão pontos negativos que nos colocarão em relação direta com suas consequências. Aqui veremos o princípio de causa e efeito, em sua plena manifestação, uma vez que do uso ou abuso que façamos da experiência criamos na própria consciência os créditos e os débitos que nos trarão as alegrias ou as dores.

Excertos retirados do estudo do Livro dos Espíritos postado em www.cvdee.org.br

Sem comentários:

Enviar um comentário