Pensamentos sadios determinam equilíbrio
Nossa vida
mental que o campo de nossa consciência desperta na faixa evolutiva em que o
conhecimento adquirido nos permite operar.
Vivos e mortos
povoam o planeta Terra na condição de habitantes de um imenso edifício de
vários andares, em posições horizontais diversas, de acordo com o estado de
consciência de cada um, produzindo pensamentos múltiplos que poderão atrair,
repelir ou neutralizar.
A mente é o
núcleo que transmite de dentro para fora, as impressões da alma e recebe de
fora para dentro as sensações da matéria, motivo pelo qual a alma reflecte a
sua vontade, o seu desejo, a sua inteligência, a sua memória e a sua
imaginação.
O pensamento
desloca em torno de nós forças subtis ou campo vibratório, construindo
paisagens ou formas e criando centros magnéticos ou ondas, com as quais
emitimos a nossa actuação ou recebemos a actuação dos outros.
Os pensamentos
são ondas de força que poderão alimentar, deprimir, sublimar, arruinar,
integrar, induzir e desintegrar, motivos pelos quais quem mais pensa, dando
corpo ao que idealiza, mais apto se faz à recepção das correntes mentais
invisíveis, nas obras do bem ou do mal.
É por esta razão
que quando vivemos e convivemos com criaturas idealistas, operosas, confiantes,
optimistas e realizadoras, somos beneficiados, nutridos ou abastecidos de
substância mental em grande proporção, favorecendo o nosso trabalho em forma de
impulsos e estímulos que a nossa mente recolhe; ao passo que, quando vivemos e
convivemos com criaturas desanimadas, pessimistas e amarguradas nosso nível
mental ou tónus fica sujeito a depressões e enfermidades.
Todos nós somos
afectados pelas vibrações de paisagens, de pessoas e de coisas que nos cercam,
e é por esta razão que quando nós não nos habilitamos a conhecimentos mais
altos e quando não exercitamos a vontade para sobrepor-se às circunstâncias de
ordem inferior, sofremos a imposição do meio onde vivemos e convivemos.
Princípios
idênticos regem as nossas relações uns com os outros; conversações alimentam
conversações, pensamentos ampliam pensamentos e é em função deste princípio que
demoramos muito mais conversando com aqueles que se afinam com o nosso modo de
ser e de proceder.
Quando estamos
pensando, imaginando, desejando ou agindo, seja no Mundo Físico ou no Mundo
Espiritual, nossa mente está sintonizada com todos aqueles que pensam,
imaginam, desejam ou agem como nós, da mesma forma que a fonte está comandada
pela nascente.
Daí a grande
necessidade de constante renovação para o bem, orando e vigiando, trabalhando e
servindo, aprendendo e amando, para que a nossa vida mental ou vida íntima se
ilumine e se aperfeiçoe, se realmente desejamos a companhia dos bons, dos sábios
e dos justos, através do intercâmbio mental.
Gibim, R. (S/D). Nossa vida mental. Revista Internacional de Espiritismo
- O autor, o Professor Ruy Gibim é
Presidente do Grupo de Estudos Psíquicos Profª. Anália Franco de Araraquara



Sem comentários:
Enviar um comentário