domingo, 24 de agosto de 2014

Assertividade

Assertividade

assertividadeEntrevista cedida pela psicóloga Marisa de Abreu  para Revista Nova


Assertividade é saber: Como tratar assuntos delicados com amiga

-Momento ideal para tocar em assuntos delicados

Quando perceber que a amiga esta receptiva, não está estressada com outros assuntos e se perceber que esta conversa a ajudará e não a deixará mais encanada do que seria necessário.
-É importante que as duas amigas estejam sozinhas
O ideal seria não ter a presença de outras pessoas que poderiam mudar o tom da conversa que você gostaria de ter, pois é possível que você tenha todo o jeito para falar com a amiga mas a outra pessoas presente não tenha o mesmo tato e passe a falar mal desta amiga de uma forma tão desajeitada que o resultado acaba sendo o oposto do desejado.

-Como abordá-la antes de começar a tocar no assunto

Sem muitos rodeios, pois quanto mais você valoriza o assunto mais dá a impressão que o caso dela é muito, mas muito grave mesmo quando na verdade estamos falando de apenas de aspectos físicos, e sua aparência não reflete quem esta amiga é como pessoa.
-Como dizer para uma amiga que ela engordou
Sou a favor de colocações bem objetiva: “Você ganhou peso ultimamente, quer uma ajuda para voltar a sua boa forma habitual”. Este tipo de colocação mais objetiva funciona melhor quanto mais intimidade você tiver com a amiga e quanto mais você for natural, ou seja, não dê a impressão de estar  julgando ou condenando, apenas dando um toque para que a amiga fique melhor. Quanto mais você deixar claro que está falando  com o desejo de que ela fique bonita mais fácil será.
É importante também que você identifique se ela deseja toques para melhorar a aparência. Caso não seja esta a prioridade da amiga o melhor é não dizer nada. Caso seja você a incomodada com a aparência da amiga você tem uma oportunidade para  melhorar sua ansiedade em mudar as outras pessoas.

-Como dizer para uma amiga que ela precisa se depilar

Em primeiro lugar você está determinando que ela precisa se depilar, ou seja, pelos seus padrões de beleza ela precisa se depilar, mas esta amiga pode seguir outros padrões, se for este o caso ela deve ser respeitada.
Caso a própria amiga esteja se descuidando e não faz depilação há algum tempo devido a problemas pessoais, você pode dizer a ela que mesmo que estes problemas sejam difíceis de resolver ela, talvez, consiga um folego  melhorando sua auto estima com a depilação.
Caso ela tenha apenas se distraído, ou com problemas com seus óculos que não permitem que ela veja detalhes pequenos como a depilação, tudo fica mais fácil, aí é só oferecer sua depiladora, seu aparelho de depilar, ou o que você  usar.

-Como dizer para uma amiga que ela errou

Caso ela mesma não tenha percebido que errou (muitas vezes a pessoa percebeu seu erro mas não quer admitir em publico, mas já está tomando providencias para não errar mais ou corrigir o erro) você pode sim dizer que achou que sua sobrancelha, por exemplo,  poderia ficar melhor se fosse tirada de outra forma. Você pode começar a conversa assim: “Olha, não fique brava comigo, acho você linda mas não se você percebeu mas pelo formato de seus olhos, eu acho que você teria muito mais harmonia em seu rosto se a sobrancelha fosse tirada de outra forma, estou dando só minha opinião, veja por você mesma o que você acha”
O que pode ou não falar depende sempre do que você sabe sobre esta amiga. Se ela for muito sensível não diga nada que a magoe. Se ela estiver exagerando no botox por se sentir insegura e quer a todo custo ficar mais bonita e esta conseguindo o efeito oposto diga isso à ela da forma mais carinhosa possível. Nunca assuma uma postura do tipo “você está ridícula e eu sei tudo sobre estética”. Mostre a ela que tudo o que pode embelezar tem um limite, que se for ultrapassado passa a ficar desarmonioso, principalmente se ela olhar sempre de frente para o espelho e não ver a imagem lateral de seu próprio rosto. Pergunte porque ela está tão ansiosa em melhorar a aparência e veja se não é o caso de recomendar que procure um psicólogo para elaborar as inseguranças e poder superar.

-Ambiente ideal para ter essa conversa

Num lugar onde a amiga se senta confortável, de preferencia em lugares que sejam seu domínio, por exemplo na casa da amiga ou no escritório dela. Você não deve faze-la se sentir acuada, mas a vontade para rebater suas dicas. Não mantenha a defensiva e não seja insistente,  caso a amiga diga que não concorda de apenas um ok e mude de assunto. Você pode ter plantado uma sementinha que será germinada com o tempo e a ajudará a se cuidar melhor.

- Dicas práticas que funcionem para todos os casos

Ahhh, se isso existisse! Cada pessoa é um ser único, e cada um tem suas fragilidades e pontos fortes. O que funciona para todos os casos seria a percepção do que seria aceitável para esta amiga em questão.
Se você é a amiga que deseja dicas que não podem falhar eu recomendaria uma auto analise que a ajude a entender o porque deste medo de errar. Entenda que ser amiga implica em errar algumas vezes, não de proposito, mas você só vai saber o que dá certo ao tentar. O pior erro é não tentar. Use cada erro como aprendizado de forma que da próxima vez você consiga ser a amiga que deseja.

– Vale se oferecer para ajudá-la a mudar

Vale e muito, isso demonstra que você realmente quer o melhor para a amiga e não ser apenas uma critica chata. Se você se esforçou para dar a dica para a amiga dizendo que ela não está legal, que está desleixada ou exagerando na maquiagem ou algo assim use esta mesma motivação para identificar quais seriam os caminhos para que esta amiga fique mais bonita.

-O que fazer se ela reagir mal

Peça desculpa. Seja sincera na desculpa. Alias é bem provável que ela se sinta mal, mesmo com todo o cuidado você está informando que ela não está tão bem quanto imaginava, você está dizendo que  ela se enganou ou que está dando uma impressão ruim as pessoas a sua volta. Não tem como gostar desta noticia, todo mundo gosta de elogio. É comum as pessoas ficarem bravas com o portador da noticia, mesmo que ele não tenha nenhuma responsabilidade, mas as pessoas podem superar quando percebem que o toque foi realmente feito com amor.

- Brincadeiras e e uso do humor pode pega mal

A brincadeira pode parecer ironia, que é uma forma de agressão bem chatinha. É preferível falar de forma séria mas sem drama. Seja branda, curta, e só desenvolva mais a conversa caso a amiga demonstre interesse em se aprofundar na informação.

-O tempo de amizade não  influencia na maneira como essa conversa vai acontecer

Algumas pessoas conseguem uma boa espontaneidade no relacionamento logo de cara. Mas o tempo pode ajudar a a maioria das amizades, pois forma  um histórico de bons momentos que suportam alguns pequenos baques como este.

- Há casos nos quais é melhor não falar nada

Algumas pessoas, ou alguns momentos, tem outras prioridades. A aparência da pessoa pode esperar caso ela tenha sido demitida, o namorada a largou, a família se desintegrou. Outras pessoas não tem nada tão grave acontecendo mas mesmo as pequenas situações do dia a dia são tão estressantes como se fossem casos de vida ou morte. Para estas pessoas demonstre sua amizade dando apoio independente da aparência da amiga. Só abra a boca para mencionar a aparência quando esta dica ajudar de alguma forma.

-Tudo pode ser dito

Tudo pode ser dito se estiver dentro do contexto. Só não pode ser dito quando for invasão ou critica pura de sua parte. Caso você pretenda usar um desleixo da amiga para se sentir superior fique quieta.
Mantenha a boca fechada também quando perceber que não tem estrutura para receber uma reação negativa. Esteja preparada para lidar com fragilidades que talvez você não soubesse que existissem. Esteja preparada para ouvir, e ouvir muito, caso a amiga esteja desleixada por estar deprimida e prepare-se também para dar outra dica muitíssimo importante – procurar um psicólogo caso o desleixo seja um sintoma de questões emocionais mais profundas.

-Difícil para ambos os lados

Oferecer este tipo de dica para amiga é difícil para quem ouve mas também é muito difícil para quem fala. Mas esta dificuldade é positiva, pois demonstra interesse em não magoar.
Você também deve respeitar a possibilidade de sua amiga não desejar mudar nada.
Não cuidamos de nós mesmos apenas para ficar bonitas, nos cuidamos por amor próprio, para executar rituais introspectivos de puro autoconhecimento. Se você tiver isto em mente e não estiver preocupada apenas com a vergonha que está passando ao lado da amiga desleixada (egoísmo) você estará se desenvolvendo , e muito, como ser humano.

Sem comentários:

Enviar um comentário